Bem Vindo!!! Espero que gostem ..

Pesquisar

quinta-feira, 31 de março de 2011

França pede revisão mundial de usinas após crise no Japão

TÓQUIO (Reuters) - O presidente francês Nicolas Sarkozy clamou nesta quinta-feira por uma reforma nos padrões nucleares globais até o final do ano. Foi a primeira visita de um líder estrangeiro ao Japão desde o terremoto e o tsunami que desencadearam o desastre atômico.
Presidente do G20, Sarkozy disse que a França quer sediar um encontro com as autoridades nucleares do bloco em maio para estabelecer novas normas na esteira da crise da usina japonesa de Fukushima Daiichi.
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, apoiou a ideia.
"Para evitar a recorrência de um acidente assim, é nossa tarefa compartilhar nossa experiência eficazmente com o mundo", disse ele em entrevista coletiva conjunta.
A pior crise nuclear desde Chernobyl em 1986 tem se mostrado difícil de conter e forçado a uma reavaliação global dos benefícios e da segurança da energia nuclear.
O desastre se somou a um momento dramático para o país asiático após o tremor e o tsunami que deixaram mais de 27.500 mortos e desaparecidos e causaram danos que podem chegar a 300 bilhões de dólares.
Os primeiros dados do impacto econômico da tragédia de 11 de março mostraram que a indústria sofreu mais neste mês, já que as fábricas fecharam e as cadeias de suprimento foram suspensas, especialmente nos setores de automóveis e tecnologia, pelos quais o Japão é mundialmente reconhecido.
A França, país mais dependente de energia nuclear do mundo, está tomando a dianteira na assistência ao Japão. Além da demonstração de solidariedade de Sarkozy, Paris enviou especialistas da Areva, estatal fabricante de reatores


http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE72U04Z20110331

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...